Na manhã desta quinta-feira (22), a Administração Municipal de Cruzeiro do Sul recebeu, no gabinete do prefeito César Leandro Marmitt, o Dingola, a equipe técnica da Universidade do Vale do Taquari (Univates), responsável pela elaboração do Novo Plano Diretor do município. O encontro teve como objetivo alinhar os últimos detalhes técnicos da minuta da lei, que será agora encaminhada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDUR) do Governo do Estado para análise técnica.
A reunião consolidou o trabalho conjunto entre a universidade e os diversos setores da prefeitura, como Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Administração e Finanças, Jurídico e Engenharia. O foco central do novo regramento é garantir a segurança habitacional e o desenvolvimento ordenado da cidade, especialmente no contexto de reconstrução pós-enchente.
Para o prefeito Dingola, a entrega desta etapa é fundamental para dar dignidade às famílias atingidas e segurança jurídica para o futuro da cidade.
“O Plano Diretor não é apenas um documento técnico. Ele representa cuidado com as pessoas. Precisamos garantir que as famílias que sofreram com a enchente estejam em locais seguros, onde possam reconstruir suas vidas com dignidade, qualidade de vida e segurança para seus filhos”, afirmou o prefeito.
Dingola também destacou o impacto econômico da nova lei. Segundo ele, a definição clara das regras de uso do solo é o que atrairá novos investidores: “Com regras claras e planejamento responsável, Cruzeiro do Sul se torna uma cidade acolhedora para novas empresas. Quem pensa em expandir negócios precisa de segurança jurídica e visão de futuro, e é isso que o novo Plano Diretor oferece”.
Referência regional em planejamento
Durante o encontro, o arquiteto e urbanista da Univates, Marcelo Arioli Heck, enfatizou que a condução do processo em Cruzeiro do Sul tem servido de exemplo para o Vale do Taquari.
“A forma como Cruzeiro do Sul tem conduzido esse processo, com diálogo permanente entre universidade, administração municipal e comunidade, já se tornou referência para outros municípios da região. É um trabalho coletivo, onde os setores da prefeitura foram essenciais para aprimorar um plano que contempla o futuro da cidade em seu pleno desenvolvimento”, destacou Heck.
A coordenadora geral do projeto, arquiteta Izabele Colusso, reforçou que o plano foi elaborado seguindo rigorosamente o Estatuto da Cidade, preparado para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover a inclusão social.
Próximos passos
O Novo Plano Diretor, que abrange as áreas urbana e rural e projeta o município para uma população de até 120 mil habitantes, passará agora pela avaliação da SEDUR. O órgão estadual deve emitir seu parecer até março. Somente após essa validação técnica, o projeto retornará ao município para ser votado na Câmara de Vereadores, garantindo que a aprovação ocorra com total segurança técnica e jurídica.


