Em carta aberta, Avat solicita medidas do Governo do Estado para amenizar impactos da estiagem no Vale do Taquari

Intenção é de que uma comitiva formada por integrantes da associação, faça a entrega da correspondência
Foto: Marcio Steiner

A Associação dos Vereadores de Vale do Taquari (Avat), elabora uma carta aberta, que será remetida ao Governo do Estado. No documento, a entidade solicitará medidas do executivo gaúcho para minimizar os prejuízos, especialmente no setor primário, ocasionados pela estiagem.

A Avat ainda está em fase de conclusão do levantamento das perdas na atividade agropecuária na região. Após todos os dados serem compilados, a carta será encaminhada ao governador Eduardo Leite. A intenção é de que uma comitiva formada por integrantes da associação, faça a entrega da correspondência.

De acordo com a Avat, até o momento, cerca de 65% dos municípios do Vale já decretaram estado de emergência. A entidade alerta que a falta de chuva, além do desabastecimento de água para consumos animal e humano, tem ocasionado prejuízos em culturas como o milho e grãos. Outra fonte de renda impactada é a produção de leite que sofreu prejuízos com a falta de luz nas últimas semanas.