Nesta quarta-feira, dia 12 de março, Cruzeiro do Sul receberá oficialmente 30 novas unidades habitacionais temporárias para a realocação das famílias desabrigadas da catástrofe de 2024 e que ainda seguem no ginásio do Clube XV de Novembro, no Bairro São Gabriel. Um módulo vai servir como estação compartilhada de lavagem de roupas.
A cerimônia está agendada para às 13h30, no Bairro Cascata, nas dependências da antiga Granja da Lacesa, local onde foram colocadas as unidades. O vice-governador, Gabriel Souza, assim como, a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, e o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes devem se fazer presentes.
Conforme a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, 23 famílias, o que representa 44 pessoas, ainda se encontram no XV de Novembro e serão levadas para o espaço provisório. Assim, o município comemora o fim de pessoas vivendo em abrigos.
A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul destaca que precisou despender um grande esforço para que tudo fosse colocado em ordem, especialmente para ligação de água e luz, permitindo a finalização da instalação dos módulos e sua entrega. A intenção era de que todas as famílias já estivessem residindo nesses locais e aguardando as suas casas permanentes.
Lembrando que em setembro de 2024 o governador Eduardo Leite efetuou a entrega dos primeiros 28 módulos provisórios, que estão instalados no pátio do XV de Novembro, no Bairro São Gabriel.