Vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos começa dia 19

Foto: Pixabay

A Secretaria Municipal da Saúde de Cruzeiro do Sul informa sobre a campanha para aplicação de vacinas contra o coronavírus (Covid-19) em crianças de 5 a 11 anos de idade.

Como foi pactuado na Comissão Integrantes Bipartite (CIB), que é uma resolução entre estados e municípios, a campanha irá iniciar no dia 19 de janeiro. Em Cruzeiro será nos dois postos de saúde do Centro: Dr Pereira e Cleto Johner, porém não de forma simultânea. O Ministério da Saúde preconiza que a sala de vacina seja exclusiva para vacinação Covid-19 das crianças, por isso, no dia elencado para este grupo, não haverá a aplicação de outras vacinas do calendário básico.

De acordo com a equipe de enfermagem da Secretaria, no Posto Dr Pereira (ESF) será realizada, a princípio, nas quartas-feiras. Neste dia os usuários desta Unidade Básica de Saúde (UBS) que tiverem vacinas de rotina deverão se dirigir ao posto do Cleto Johner, ao lado do Hospital. Já na unidade Cleto Johner a vacina da Covid-19 para crianças será aplicada nas sextas-feiras. Diante disto, usuários deste posto que tiverem vacinas de rotina deverão se dirigir ao posto do ESF.

A vacinação será realizada por agendamento, tendo em vista que as crianças deverão aguardar por alguns minutos na unidade após a aplicação. “Precisamos ter espaço para deixá-las acomodadas com seus responsáveis na unidade”, destaca a enfermeira Sofia Müller. Os agendamentos deverão ser feitos pelos telefones 3764-1065 (Posto Cléto Johner) e 3764-2799 (Posto Dr Pereira). O inicio dos agendamentos ainda será informado.

A vacinação vai iniciar por escalonamento conforme foi com os adultos, primeiramente as crianças com doenças associadas/comorbidades, estas deverão trazer atestado/comprovante da doença para ser vacinada.

Todas as crianças deverão vir acompanhadas por representante legal, ou na ausência deste, deverá ser assinado termo de assentimento.

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email