Um evento para mostrar o poder das plantas

Comunidade São Francisco recebeu a primeira edição do projeto Cruzeiro do Sul e o Relógio da Vida
Fotos: Marcio Steiner

Com o intuito de estimular a alimentação e os cuidados com a saúde a partir do uso de plantas, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria da Saúde e Saneamento, Emater/RS-Ascar, Comissão Pastoral da Terra e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) realizaram nesta terça-feira, dia 26 de abril, o primeiro encontro denominado Cruzeiro do Sul e o Relógio da Vida, voltado às plantas bioativas. O encontro ocorreu na Comunidade São Francisco, na localidade de Boa Esperança Baixa, junto ao relógio de plantas medicinais e horta comunitária do Projeto Mais Hortas.

Na abertura, o engenheiro florestal e supervisor da Emater, Álvaro Mallmann, salientou a importância da capacitação e resgate perante o uso das plantas. Trazer à tona o conhecimento, seja na forma de alimentação ou medicinal.

O secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, durante a acolhida dos presentes, destacou que este é um projeto em fase inicial, que está em construção e que terá novas etapas. Que tudo iniciou se fazendo uma análise da saúde do homem do campo, que representa em torno de 40% da população. Que as pessoas atualmente estão bastante atreladas aos medicamentos, sendo este um evento para mostrar o poder das plantas.

Na parte da manhã o trabalho foi conduzido pela bacharel em comunicação social, especialista em fitoterapia, extensionista aposentada da Emater, tendo sido assistente técnica regional na área de plantas bioativas, Afaf Muhammad Wermann. A profissional tralhou a parte teórica. Ao meio-dia foi servido almoço. Na parte da tarde foram realizadas oficinas ensinando a manipulação das plantas.

A expectativa da organização era reunir em torno de 50 pessoas, o que se confirmou. Entre os presentes: o prefeito João Henrique Dullius; agentes comunitárias de saúde; integrantes da Emater, STR, Pastoral da Terra, Grupo Mais Hortas, Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente; comunidade em geral; e um grupo de pessoas que veio do município de Pouso Novo.

Últimas Notícias:

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email