Na quinta-feira, dia 1 de agosto, o município de Cruzeiro do Sul – representado por integrantes da Administração Municipal – e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do promotor de justiça Sérgio Diefenbach, realizaram mais um encontro, o terceiro, com centenas de famílias atingidas pela catástrofe ambiental do início de maio e que perderam parcial ou totalmente suas moradias.
O primeiro encontro foi realizado para cerca de 150 pessoas no salão da Escola São Miguel, na localidade de Linha Sítio, para moradores de São Miguel, Santarém e arredores. O segundo encontro, foi no Salão da Escola de Educação Infantil, Jacob Sehn, para moradores dos bairros Glucostark e Bom Fim e imediações, que reuniu em torno de 130 pessoas.
A terceira reunião foi para moradores dos bairros Passo de Estrela e Zwirtes. Na ocasião, cerca de 200 pessoas se fizeram presentes, também no pavilhão da Emef Jacob Sehn, no Bairro Glucostark.
Todos os encontros foram conduzidos pelo promotor, que respondeu, com ajuda do município, a diversos questionamentos das vítimas da enchente. De acordo com a coordenadora municipal da Defesa Civil, Débora Hickmann, entre os principais assuntos abordados estiveram a forma que as famílias serão beneficiadas com casas e a respeito do aluguel social.