SUS volta a aplicar segunda dose de reforço contra a poliomielite aos 4 anos

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou que, a partir de 3 de agosto, o Sistema Único de Saúde (SUS) voltará a aplicar uma segunda dose de reforço da vacina contra a poliomielite em crianças de 4 anos.

Com a mudança, o esquema vacinal passa a contar novamente com cinco doses: três aplicações aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de dois reforços aos 15 meses e aos 4 anos. Todas as doses serão feitas com a vacina injetável, que utiliza vírus inativado.

A medida retoma o modelo adotado até 2024, mas sem o uso da tradicional vacina oral, conhecida como “gotinha”. O Ministério da Saúde optou por manter apenas a versão injetável por apresentar maior segurança.

Especialistas destacam que as doses de reforço são importantes para manter a proteção ao longo do tempo e evitar o retorno da doença ao país. Embora o Brasil não registre casos de poliomielite há 37 anos, o vírus ainda circula em alguns países, o que mantém o risco de reintrodução da doença.

A orientação é que pais e responsáveis procurem uma unidade de saúde para verificar se a vacinação das crianças menores de 5 anos está em dia.

Fonte: Agência Brasil

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email