Durante a semana da criança, as escolas de Cruzeiro do Sul, especialmente as de Educação Infantil, realizaram diversas atividades com seus alunos.
De acordo com a nutricionista Catia Dullius, que atualmente responde pela Secretaria da Educação, Cultura e Esportes (Smece), foram dias de alegria, com professores caracterizados com fantasias para recepcionar as crianças e diversão com uma alimentação saudável. Diversos alunos também vieram com suas fantasias no dia determinado para tal.
Catia assinala que a alimentação natural é uma continuação do projeto de redução de açúcar nos educandários. “Prezamos por não oferecer nenhum alimento industrializado”, observa. Com a chegada do calor, o destaque nas comemorações foi o sorvete e o sacolé. Em algumas escolas esses itens foram preparados com a ajuda das próprias crianças, com base em frutas da época. Já em outra escola a “massa” do sorvete foi a própria fruta picada. “Com mesas coloridas pela diversidade de frutas, os pequenos puderam encher suas casquinhas da forma que queriam e se deliciar”, conta Catia.
A nutricionista pontua que isso mostra a possibilidade de se comemorar com uma alimentação saudável, promovendo a educação nutricional, com bons hábitos levados para a vida adulta, cultivando boas memórias.