Alguns usuários podem estranhar o fato de determinadas doses de vacinas não serem aplicadas diariamente nas unidades municipais de saúde de Cruzeiro do Sul. Contudo, isso se deve a necessidade da otimização das doses.
Conforme as enfermeiras Sofia Müller e Laís Cassuli, algumas vacinas de rotina, com curta duração após abertas, são aplicadas somente em determinados dias para que haja uma otimização do recurso, para que se perca o mínimo possível. As profissionais explicam que determinadas vacinas vêm em frascos maiores, ou seja, são diversas doses com curta duração. A vacina BCG, por exemplo, tem duração de 6 horas e concentra 20 doses num único frasco.
As vacinas que se encaixam nessa realidade são as seguintes: a BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) que é aplicada a cada 15 dias, em segundas-feiras, apenas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cléto Johner, ao lado do Hospital. A próxima data é no dia 29 de abril; a Tríplice Viral semanalmente em terças-feiras na UBS Cleto Johner e em quintas-feiras na UBS Doutor Pereira, do ESF; da Febre Amarela, semanalmente, em quartas-feiras no posto Doutor Pereira e nas quintas-feiras, no posto Cleto Johner; e da Covid-19 em quartas-feiras, com a necessidade de ver a disponibilidade junto a UBS, uma vez que algumas apresentações estão em falta.
As enfermeiras lembram que as demais vacinas com doses únicas são aplicadas diariamente, como, por exemplo: pentavalente; paralisia; meningocócica; rotavírus; tétano; hepatites A e B; e pneumocócica.
A secretaria lembra que para aplicação das vacinas é indispensável que a pessoa apresente sua carteira de vacinação, documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).