O projeto “Vozes dos Homens: Ressignificando Valores em Situações de Emergência” concluiu, nesta segunda e terça-feira, dias 17 e 18 de fevereiro, suas etapas de pesquisa, programa e assistência humanitária em Colinas e Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari. A iniciativa é promovida pelo Instituto Promundo em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a Fondation Chanel. Em Cruzeiro o encontro ocorreu na sede do Poder Legislativo, no térreo da prefeitura, e contou com a presença, entre outras autoridades, do vice-prefeito, Carlos Spiekermann.
Com a participação de cerca de 60 homens, o projeto trouxe avanços significativos na reflexão sobre masculinidade, paternidade, cuidado, autocuidado e resiliência em momentos de crise. Em Cruzeiro do Sul o projeto envolveu 21 homens. Cada participante do programa foi contemplado com uma maleta de ferramentas.
O Instituto Promundo, organização não governamental voltada à promoção da igualdade de gênero e prevenção da violência, destaca a importância do apoio da SES na ampliação do alcance do projeto. “A parceria com a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul é essencial para atingirmos mais homens e famílias no estado. Nosso objetivo é contribuir para que políticas públicas de saúde, proteção social e educação incorporem os homens no cuidado, por meio de uma escuta qualificada”, afirma Angelita Herrmann, coordenadora da iniciativa.
Já Talita Donatti, representante da Política Estadual de Saúde do Homem da SES, ressalta o impacto desses encontros: “Eles proporcionam uma reflexão sobre o que significa ser homem e reforçam a ideia de que, para cuidar do outro, é preciso primeiro cuidar de si.”
As próximas etapas do projeto ocorrerão em Canoas, a partir de 22 de fevereiro, e em Estrela, a partir de 7 de março.