No início do mês de julho deste ano a horta já existente na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dona Maria Julieta, do Bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, foi reestruturada e melhorada.
Conforme a diretora, Luciane Kich, tudo iniciou com um projeto da funcionária responsável pela cozinha e estudante de pedagogia, Fernanda Siqueira, que desenvolveu tal proposta durante seus estudos e apresentou o mesmo para a faculdade.
A direção do educandário aceitou que o projeto fosse colocado em prática. Com isso, servidores da prefeitura organizaram o canteiro, sendo ainda fornecida uma carga de terra. Neste meio tempo os profissionais descobriram a proposta da Associação Rural de Lajeado (Arla) que estava desenvolvendo ações voluntárias em comemoração ao Dia C, de Cooperar, e aceitou participar do plano.
Diante disso, no dia 7 de julho, funcionários da Arla foram até a Escola, forneceram as mudas, auxiliaram no preparo da terra e no plantio. Na ocasião também se fizeram presentes representantes da Unopar, onde Fernanda faz seu curso, e a nutricionista do município, Catia Dullius. Foram plantadas diversas espécies de chás, temperos e hortaliças. Todos livres de agrotóxicos.
Conforme a diretora, o momento do plantio também envolveu os alunos. Além disso, está se aproximando o momento da primeira colheita, onde as crianças também estarão envolvidas. “É uma maneira de mostrar para elas de onde vem o alimento e a importância dele. Além de incentivar o consumo de alimentos naturais e saudáveis”, assinala. Hoje a Escola Dona Maria Julieta possui 67 alunos de quatro meses a cinco anos de idade.
O projeto será mantido durante todo o ano, tendo a Arla garantido o acompanhamento e o fornecimento de mudas da época para o cultivo.