Projeto de tradicionalismo é estendido para todos educandários de Ensino Fundamental

Com a ideia de trabalhar mais a fundo o tradicionalismo gaúcho, em 2022 a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antônio Domingos Cíceri Filho, do Bairro Zwirtes, em Cruzeiro do Sul, desenvolveu um projeto que aborda mensalmente algum tema relacionado à história do Rio Grande do Sul. Devido o sucesso da iniciativa, a partir de 2023 todas as Emefs desenvolverão o projeto.

O projeto é intitulado “Dia 20: Sou mais gaúcho”. Diante disso, será abordado um tema a respeito do tradicionalismo no dia 20 de cada mês, fazendo alusão ao 20 de setembro, feriado Farroupilha. Quando o dia 20 cai no final de semana, ocorre a antecipação para a sexta-feira.

Segundo a diretora da Escola onde começou o projeto, Cíntia Müller, ao trabalhar o tema somente durante o mês de setembro, a abordagem precisa ser mais sucinta, com tempo bastante limitado. No seu educandário, os assuntos são tratados de acordo com o nível de escolaridade. “Assim, conseguimos envolver e despertar os alunos com a nossa cultura mensalmente”, frisa.

São diversos pontos abordados: poesia; música; dança; o significado da bandeira; o hino; a culinária; as lendas; a vestimenta; o chimarrão; e outros.

Últimas Notícias:

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email