Programa de alimentação saudável avança para o segundo anos nas escolas cruzeirenses

Fotos: Smece

Desde o ano de 2023 a Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Cruzeiro do Sul objetiva trabalhar com mais ênfase a alimentação saudável, especialmente na redução de açúcar na composição dos alimentos.

Desde então, a nutricionista da prefeitura Catia Dullius trabalha o assunto com as responsáveis pelas cozinhas e professores de todos os educandários municipais. Dentre as ações adotadas desde então está atender a legislação instituída em 2020, que define a necessidade de terminar com consumo do açúcar, algo que começou a ser introduzido gradativamente desde o início de 2023. Ainda conforme a nutricionista, para que isso se tornasse mais eficaz foram realizados encontros com as merendeiras para a troca de cardápios, levando em consideração os que são aceitos pelas crianças.

Outra ação foi abordar a alimentação saudável também na sala de aula, por parte dos professores para com os alunos, com o objetivo de conscientizar a diminuição do consumo de alimentos considerados não saudáveis. “Além da parte didática, são feitas diversas atividades práticas, com a produção de receitas, que posteriormente são consumidas pelos estudantes”.

Catia lembra que entre os primeiros objetivos estava zerar o açúcar nos líquidos oferecidos nos educandários até o inverno do ano passado, o que foi alcançado. “Seguimos evoluindo com novidades na alimentação e aprovação, tanto de quem faz quanto de quem consome”, assinala.

A nutricionista assinala que é fundamental o empenho dos pais ou responsáveis pelos alunos nesse processo de adaptação, que só tem a contribuir no seu desenvolvimento alimentar saudável. “Precisamos agradecer o apoio que as famílias estão dando desde o início do projeto”, reforça.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email