Professores passam por treinamento voltado à Lei Lucas

Fotos: Smece

A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Smece), em conformidade com a Lei Nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, também conhecida como Lei Lucas, está promovendo o Treinamento de Primeiros Socorros para todos os profissionais das seis Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e seis Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), além dos dois Projetos de Turno Oposto.

Os encontros, que iniciaram no mês de outubro e se estendem até novembro, são ministrados pela enfermeira, Aline Mendes Romualdo, do Serviço Social da Indústria (Sesi). A formação é feita em pequenos grupos, na sede da Smece, na Casa do Morro.

Lei Lucas

No ano de 2018 foi sancionada a Lei Lucas que determina que os estabelecimentos de ensino de educação básica da rede pública, por meio dos respectivos sistemas de ensino, e os estabelecimentos de ensino de educação básica e de recreação infantil da rede privada deverão capacitar professores e funcionários em noções de primeiros socorros.

Considera-se essencial que todos os profissionais que atuam na educação saibam como lidar em situações de emergências e urgências, com segurança e responsabilidade, visto que questões do cotidiano, que por vezes são imprevisíveis, interferem diretamente na rotina escolar, como os acidentes e as condições clínicas das crianças, durante a permanência na unidade educacional.

Nesse sentido, é fundamental que nas unidades educacionais sejam realizadas ações preventivas e que os profissionais tenham uma postura atenta e vigilante aos elementos que demonstram que a criança não está bem, como: mudança de comportamento; de aparência e na respiração.

Os profissionais são orientados a entrar em contato com a família caso a criança não esteja bem de saúde e a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em casos de urgência e/ou emergência.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email