Durante o mês de março os professores dos anos iniciais, da rede municipal de Ensino Fundamental de Cruzeiro do Sul, começaram a sua formação no Programa A União Faz a Vida (PUFV).
Este Programa foi lançado pelo Sicredi em 1995, depois dos seus gestores perceberem a importância de promover a educação para um mundo mais cooperativo. A ideia central era: desenvolver um programa de educação cooperativa; contratar especialistas em diversas disciplinas curriculares de ensino para apoiar na proposta; propor uma nova metodologia de ensino que privilegiasse a cooperação e a cidadania.
Para chegar ao objetivo de educar as crianças e adolescentes dentro dos conceitos que acreditamos no Sicredi, o PUFV tem dois princípios básicos: cooperação e cidadania. A educação cooperativa age de forma a educar os jovens para que eles aprendam, no ambiente escolar, a desenvolver projetos e iniciativas capazes de transformar a sociedade e atender aos desejos e anseios das comunidades. Para o Programa a cidadania só existe, de fato, quando os seguintes valores éticos estão presentes: igualdade e equidade; respeito à diversidade; e liberdade e participação na vida pública.
O Programa leva como mascote a abelha. A escolha se deu, pois: as abelhas habitam praticamente todas as regiões do mundo, assim como o cooperativismo, pode se desenvolver em qualquer lugar; vivem em sociedade, dividem tarefas de forma hierárquica e atuam de maneira cooperativa; e da mesma forma que as abelhas espalham o pólen na natureza, o programa quer semear novas gerações de jovens cooperativos e cidadãos.
Em Cruzeiro já foram realizados três encontros, sendo o próximo nesta terça-feira, dia 22 de março e o último na próxima segunda-feira, dia 28, tendo por local a Casa do Morro. Os trabalhos são coordenados pelas profissionais Elisabete Penz Beuren e Janice Schmitt.