Proerd da BM com novas turmas na prevenção contra o uso de drogas e a violência

Fotos: Elizandra Schenkartczuk

No dia 1º de abril tiveram início as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), em Cruzeiro do Sul. No município as atividades são coordenadas pela soldado Elizandra Schenkartczuk.

No primeiro semestre o programa atenderá 70 estudantes dos 5º anos das seguintes escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anita Garibaldi (Centro); Emef Jacob Sehn (Glucostark); e Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Itaipava Ramos (São Miguel). Já para o segundo semestre está previsto o programa para três escolas atingindo mais 50 alunos. Assim, totalizando 100% dos alunos do 5º do município.

O programa consiste em uma ação conjunta entre a polícia militar, escolas e famílias, no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao consumo de entorpecentes e a prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

Em Cruzeiro do Sul o Proerd é desenvolvido desde 2005, já tendo formado mais de 2,5 mil alunos. Em dezembro de 2021 foi aprovada pela câmara de vereadores a Lei 076-2021, que tornou o Proerd política pública no município, vinculado à Secretaria Municipal da Educação.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email