PRF apreende dez vezes mais agrotóxicos contrabandeados no RS em 2022

Foto: PRF

Desde o início do ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já apreendeu no Rio Grande do Sul (RS) quase 50 toneladas de agrotóxicos importados ilegalmente.

As cargas desses produtos ilegais são, em sua maioria, vindas da fronteira com o Uruguai e Argentina, e grande parte desse material é produzido com substâncias de uso proibido no Brasil. No mesmo período de 2021 a PRF flagrou cerca de 4,5 toneladas de agrotóxicos contrabandeados.

Por meio de operações organizadas com informações produzidas pelo serviço de inteligência e com foco no combate ao contrabando e descaminho, a PRF vem registrando números cada vez maiores de apreensões, em especial as de agrotóxicos.

Segundo o PRF Fabiano Goia, que é instrutor da disciplina de produtos perigosos e especialista na fiscalização desses produtos, o contrabando de agrotóxicos gera grande risco e prejuízo para a população e para o país. Esses produtos configuram uma ameaça à saúde das pessoas que realizam o carregamento e transporte do produto e, inclusive, aos que o fiscalizam. Além disso, o meio ambiente pode ser severamente afetado em caso de acidente e contaminação. Ainda ocorre o prejuízo ao erário do país em razão do não pagamento de impostos e a concorrência desleal com os fabricantes e comerciantes dos produtos legais.

Contrabandear agrotóxicos ilegais é crime e enquadrado no artigo 334 do código penal, com pena prevista de dois a cinco anos de reclusão, além de enquadramentos possíveis em crimes ambientais e contra a saúde pública.

Quanto as apreensões de agrotóxicos em números no RS: até agosto de 2022 já são 48 toneladas (48 mil kg) apreendidas; em todo 2021 foram 9 toneladas; em 2020 5 toneladas; e em 2019 3 toneladas.

Últimas Notícias:

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email