Previsão indica que o Rio Taquari ultrapasse a cota de 27 metros, segundo Serviço Geológico do Brasil

Foto: Luisa Fabris/Divulgação

Conforme divulgado pela Rádio Independente de Lajeado, o grande volume de água que desce das cabeceiras do Rio Taquari elevam as projeções para a sexta cheia do Rio Taquari em 2023. Conforme o gerente de hidrologia e gestão do CPRM, vinculado ao Serviço Geológico do Brasil, Franco Buffon, a previsão indica elevação das águas até a madrugada do domingo (19).

“Vai passar dos 26 metros, sem dúvidas. Se fosse fazer uma projeção agora daria 26,30m com os dados das 7 horas. Na minha expectativa pessoal, acredito que passe dos 27 metros e se aproxime muito da cheia de 2020”, relata.

O monitoramento indica que nas últimas 24h toda a bacia hidrográfica do Taquari ultrapassou 80 milímetros, sendo que em alguns pontos superou os 100 milímetros. “A natureza não respeita estatística. Se houver muita chuva, acima do esperado, aquele comportamento médio vai estar subestimando o que de fato vai acontecer. As chuvas contribuem muito para que os modelos não sejam precisos”, explica.

A maior preocupação neste momento é a elevação das águas na Usina de Castro Alves, em Nova Roma do Sul. Buffon informa que o nível segue subindo. Somente a estabilização neste ponto, aproximadamente 20 horas após ocorre a estabilização em Lajeado.

É possível acompanhar o nível do Rio Taquari clicando AQUI, escolhendo a cidade no mapa e o ícone “ver dados”.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email