Prefeitura reforça monitoramento do Aedes aegypti com estratégia Ovitrampas

Foto: Vigilância Sanitária

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio do setor de Vigilância Ambiental, vinculado à Secretaria de Saúde e Saneamento, realiza mensalmente a estratégia Ovitrampas (Projeto de Novas Estratégias para Monitoramento e Controle Integrado de Aedes aegypti no RS).

No mês de março foram instaladas 35 ovitrampas em pontos estratégicos da cidade, conforme preconizado para o município. Após análise, foram encontrados um total de 659 ovos nas armadilhas, sendo os bairros Cascata, Célia e Glucostarck os que apresentaram maior concentração, seguidos por Vila Rosa e Centro. Os demais bairros ficaram dentro do índice estimado.

A Vigilância Ambiental ressalta que as ovitrampas são armadilhas de monitoramento, ou seja, não impedem nem eliminam a população de insetos nos locais onde estão instaladas. O objetivo é identificar as áreas com maior incidência para direcionar as ações de controle do mosquito. A administração municipal reforça a importância da colaboração da população para eliminar os criadouros do Aedes aegypti.

Algumas medidas essenciais incluem: Evitar deixar água parada; Manter bem tampados tonéis e barris de água; Lavar com água e sabão os locais que armazenam água, como potes de animais e pratos de vasos de plantas, ou enchê-los com areia até a borda; Tampar a caixa d’água; Guardar garrafas sempre de cabeça para baixo; Jogar no lixo objetos que possam acumular água; Manter lixeiras bem tampadas e manter as calhas limpas e sem acúmulo de folhas.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email