Na próxima segunda-feira (31), prefeitos e técnicos dos municípios filiados à Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) participam de uma reunião para tratar da possibilidade de uma nova etapa de obras de reconstrução na região, afetada pelas enchentes de 2023 e 2024. O encontro está agendado para as 16h, na sede da Amvat, localizada na Rua Pinheiro Machado, 319, em Estrela.
Durante a reunião, o presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), Ângelo Fontana, apresentará aos gestores municipais os recursos disponíveis para as obras, que somam cerca de R$ 40 milhões. Ele também vai detalhar os projetos que podem ser encaminhados para obtenção do financiamento.
Segundo Fontana, 70% dos recursos serão provenientes do programa Reconstrói RS, administrado pela CIC-VT, enquanto os 30% restantes deverão ser custeados pelas prefeituras. Entre as possibilidades de investimento, está a construção de pontes nos municípios que necessitarem, a exemplo do que já ocorreu em dez cidades do Vale. Os municípios interessados devem encaminhar seus projetos até o dia 7 de abril, prazo final estabelecido para a nova remessa de propostas.
Fonte: Rádio Independente