Semana passada os alunos das Emeis Dona Maria Julieta e Vila Zwirtes, destruídas pelas enchentes, retornaram as atividades. Conforme levantamento feito pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece), das 100 famílias atendidas anteriormente nestas Emeis, 61 crianças ainda precisam do atendimento, pois muitas foram morar em Lajeado ou as mães não estão trabalhando.
Sendo assim, após reunião com diretores, coordenação pedagógica e secretária da educação, as crianças foram direcionadas para outras escolas, sempre respeitando o número estabelecido em Lei, de alunos por professor e o espaço físico necessário para um atendimento de qualidade. Algumas vagas serão temporárias, devido a progressão de turma, o que será informado para os pais.
A Escola Trenzinho Alegre deve absorver 20 alunos, a Emei Jacob Sehn, 14 alunos; Doce de Infância, nove alunos e Escola Novos Caminhos, três alunos. Já as crianças de pré A, em torno de 15 alunos, voltaram às atividades nesta segunda-feira (1) no salão da Comunidade do Bairro Célia, junto ao prédio da Escola Adelino Lopes da Silva.