Dois homens de 28 e 30 anos foram presos nesta terça-feira (20) em São Paulo por suspeita de aplicar golpes em doações direcionadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, os envolvidos conseguiram quase R$ 50 mil. Conforme a Polícia Civil do RS, a dupla mantinha falsas páginas de venda de água por meio de caminhões-pipa.
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em locais de interesse da investigação, todos na capital paulista. Conforme as investigações, a dupla criou um site para ofertar a distribuição de água por meio de caminhões-pipa nas cidades gaúchas, atingidas pela catástrofe. Os golpistas divulgavam a ação para receber contribuição financeira, mas o serviço não era prestado às vítimas.
Apesar de existirem registros de vítimas em todo o Brasil, o golpe aumentou durante o período de enchentes no Rio Grande do Sul por conta da escassez de água durante o mês de maio.
Pelo menos 30 policiais civis participaram da ação. Computadores e celulares foram apreendidos. O caso foi registrado na Divisão de Crimes Cibernéticos, onde os suspeitos permanecem presos.
Fonte: Estadão