Na manhã de sexta-feira (20), ao chegarem para o trabalho, os profissionais da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Cruzeiro do Sul se depararam com uma surpresa desagradável. Os arredores da Casa do Morro, onde está instalada a Secretaria, foi alvo de vandalismo. Do lado externo da Casa os vândalos arrancaram placas e plantas dos vasos. A dupla também se dirigiu aos banheiros externos onde foram arrancados os porta-toalhas e porta-sabonetes. O papel higiênico, o papel toalha e o sabonete foram esparramados pelo chão dos banheiros e pátio. Os suspeitos ainda arrancaram duas torneiras, fazendo com a que água ficasse jorrando até a chegada dos servidores, pela manhã.
Através das imagens das câmeras de segurança é possível ver que dois jovens, invadiram o local às 2h30 de sexta. Lembrando que o portão principal é fechado às 22h30 durante a semana.
As imagens das câmeras de monitoramento foram repassadas à Polícia Civil que trabalhou na identificação dos infratores e descobriu se tratarem de dois menores, de 13 e 14 anos, moradores do Bairro Morro 25, em Lajeado. Conforme o Comissário de Polícia Ronaldo Chagas, o processo será encaminhado a Promotoria da Infância e da Juventude. Os danos materiais deverão ser ajuizados pelo Município e custeados pelos responsáveis pelos jovens.