Já está disponível a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 os idosos acima de 60 anos, contanto que preenchido o intervalo de quatro meses desde a última dose.
De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, a segunda dose de reforço deve ser aplicada com o imunizante da Pfizer ou com as vacinas da Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. O intervalo deve ser de quatro meses após a primeira dose de reforço.
Até então, a segunda dose de reforço era recomendada apenas para idosos acima de 70 anos, imunocomprometidos, e para pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições permanentes. Estudos mostraram que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.
A Secretaria Municipal da Saúde de Cruzeiro do Sul, por meio da secretária Patrícia Haenssgen, informa que para os cruzeirenses que se enquadram nesse grupo (60 anos ou mais), as doses já estão liberadas nas duas Unidades de Saúde do Centro, contudo, reforça a importância de cuidar para ver se já faz quatro meses do primeiro reforço.