Para proteger o cidadão, é colocado em funcionamento o videomonitoramento

Num primeiro momento são 25 câmeras nos perímetros urbano e rural
Foto: Marcio Steiner

Na tarde desta segunda-feira, dia 28 de novembro, além da vitória da seleção brasileira de futebol sobre a Suíça, pela Copa do Mundo, no Catar, também foi celebrada uma vitória para a comunidade de Cruzeiro do Sul.

Foi realizado o ato solene na sede da Brigada Militar (BM) local, que marcou o início da operação das câmeras de videomonitoramento instaladas no município. O momento contou com a presença de representantes da BM, Polícia Civil, Associação Comercial e Industrial, Poder Legislativo e Poder Executivo.

O sistema é custeado pela Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, que tem a frente o prefeito João Henrique Dullius. Num primeiro momento estarão em funcionamento 25 equipamentos nos perímetros urbano e rural, em pontos estratégicos pré-definidos pelos órgãos de segurança pública, em conjunto com a empresa contratada para a instalação. O investimento mensal será de aproximadamente R$ 32 mil.

O projeto completo prevê a instalação de 48 equipamentos (R$ 75,2 mil/mês), contudo, a previsão orçamentária do município para 2022 não alcança tal capacidade. Para o próximo ano se estima um aumento de recursos para esta finalidade, sendo possível incrementar o monitoramento.

As imagens captadas serão possíveis de ser acessadas pela Polícia Civil e Brigada Militar local, assim como pelo Comando da BM, com sede em Lajeado.

O prefeito João Henrique Dullius enalteceu o empenho do comandante da BM local, tenente Juliano Bidinoto, em busca do cercamento eletrônico para o município. Frisou ainda que este é um investimento para toda a sociedade. “As pessoas de bem precisam estar protegidas”, pontua Dullius.

Bidinoto enalteceu a necessidade do sistema para avançar na segurança pública, com o importante apoio da Polícia Civil. O comandante do 22 BPM, tenente coronel Alessandro Augusto Bernardes dos Santos, destacou a intenção de promover o bem da comunidade e que isso também mostra a plenitude da integração entre as forças da sociedade. “Esses equipamentos são os olhos dos policiais”.

A delegada titular da Polícia Civil local, que assumiu a delegacia há cerca de um mês, Dieli Caumo Stobbe, falou da satisfação de assumir uma cidade com videomonitoramento, frente a importante ajuda que isso traz para o setor investigativo.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email