ONU estima que guerra na Ucrânia deve gerar 5 milhões de refugiados

Foto: Pixabay/Ilustrativa

A ONU estima que a guerra na Ucrânia deve gerar cerca de 5 milhões de refugiados. Aproximadamente 100 mil pessoas já deixaram suas casas, além de outras milhares que já cruzaram as fronteiras. Os números foram estimados com base em informações repassadas pelas equipes que estão na Ucrânia, explicou o porta-voz no Brasil do Acnur, Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Luiz Fernando Godinho.

Ele diz que, além da Ucrânia, a entidade está presente na Hungria, Polônia, Romênia, que já afirmaram que podem receber refugiados, além de Eslováquia e República Tcheca. Nesses locais há planos de contingência para receber as pessoas que chegarem. O atendimento é feito sob coordenação e a pedido dos países.

O porta-voz no Brasil do Acnur ressalta a importância de se preservar vidas e as infraestruturas civis. A segurança dos trabalhadores humanitários também precisa ser assegurada para garantir que o atendimento seja realizado. Godinho relata que já havia um plano para resposta humanitária dentro da Ucrânia antes de o conflito começar. A previsão era de um investimento de US$ 190 milhões de dólares, mas apenas 9% dos recursos foram arrecadados.

Com a escalada da crise, ele espera que novas demandas humanitárias e de assistência surjam. As doações para os refugiados ucranianos podem ser feitas por meio da página da Acnur na internet: acnur.org.br.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias:

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email