Nova carteira de identidade passa a ser emitida em todos os estados brasileiros

Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (6), a nova Carteira de Identidade Nacional está sendo emitida por todos os estados brasileiros, adotando o número do Cadastro Pessoa Física (CPF) como padrão de identificação. Desta forma, o número do Registro Geral (RG) não será mais utilizado. O novo documento pode ser emitido até o dia 28 de fevereiro de 2032.

“Aquele número de RG que a gente tinha antigamente, vai ser um número de controle da segurança pública de cada Estado”, explicou a diretora substituta do Departamento de Identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP), Flávia Viana Ferreira.

A diretora substituta também acrescentou que o novo documento terá uma validade. “Para maiores de 12 anos terá validade de 10 anos; para menores de 12 anos, será de cinco anos e para os maiores de 60 anos, a validade será por tempo indeterminado”, declarou. “Além disso, vai ter uma versão digital. Depois que a pessoa retira o documento físico, também vai conseguir acessar através do Gov.br”, citou.

Conforme Flávia, algumas informações que constavam no modelo antigo, como sexo, tipo sanguíneo, número da carteira de motorista e a impressão digital estarão inclusos no QR Code. “Somente os órgãos de segurança pública e o próprio indivíduo terão acesso a isso”, relatou.

O novo documento tem um tamanho menor; é parecido com a Carteira Nacional de Habilitação e tem alguns itens de segurança, como uma marca d’água com a foto bem pequena da pessoa para evitar fraudes.

Fonte: Rádio Independente

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email