A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Cruzeiro do Sul, desde a segunda-feira, dia 20, trabalhava na reforma de um imóvel para receber os alunos que frequentavam as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Dona Maria Julieta, do Bairro Passo de Estrela, e Vila Zwirtes, do Bairro Zwirtes. Ambos educandários foram destruídos pela enchente catastrófica do final de abril.
Na busca por imóveis adequados, o município encontrou a casa da família Azevedo, localizada no início da Rua Emílio Treter Sobrinho, nas proximidades da Praça Dona Laura, no Centro da cidade.
As reformas e adequações necessárias estavam adiantadas, contudo, com o novo evento relacionado a natureza, ou seja, a rachaduras e risco de desmoronamento em parte da área central, a prefeitura interrompeu as obras.
Ainda conforme o Poder Executivo, agora é aguardada uma nova avaliação profissional, a qual indicará o retorno seguro ao local, ou não. Caso não for possível, um novo imóvel será buscado para destinação das crianças dos educandários citados anteriormente.