A região do Vale do Taquari está em risco alto para enchente por conta da elevação das águas do Rio Taquari e seus afluentes.
Em Cruzeiro do Sul a Defesa Civil, que tem na coordenação, o secretário da Assistência Social e Habitação, Adeildo Melo, está atenta e iniciou a remoção das primeiras famílias no final da tarde. O secretário de Obras, Paulo do Nascimento, assim como o prefeito, João Henrique Dullius e o vice, João Celso Führ, entre outros servidores, também estão mobilizados.
O último boletim recebido pela Defesa Civil por parte do Estado informa risco alto para enchente. Na parte da tarde as primeiras vias já precisaram ser interditadas nas localidades de Boa Esperança Alta e Boa Esperança Baixa, em decorrência do transbordo do Arroio Sampaio.
As primeiras famílias começaram a ser retiradas preventivamente no final da tarde. Até o início da noite eram quarto famílias levadas para casas de parentes ou amigos. Em seguida, mas três foram removidas para o ginásio de esportes Orlando Eckert, no Centro, também de forma preventiva. Todas as removidas são do Bairro Zwirtes.
Ao longo da noite e madrugada novas vias devem ser interditadas, entre elas, a ponte sobre o Arroio das Lavadeiras, no acesso ao centro, pela Rua Ruben Feldens, assim como, o km 55 da ERS-130, na Curva da Demanda, na localidade de São Miguel.
O telefone de contato da Defesa Civil é o 51 99727-0696. O coordenador salienta que está disponível 24 horas e pede que as pessoas não esperem até o último momento para organizar os bens a serem retirados.
Às 19h45 nível do Rio Taquari em Estrela estava em 20,38 com um elevação de 95 centímetros em relação a hora anterior. Já em Encantado, no mesmo período a elevação foi de 1,05m