Município amplia atendimento em Saúde Mental com apoio do governo estadual

Foto: Cristiano Duarte

A Secretaria da Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul anunciou, nesta semana, a ampliação dos atendimentos em Saúde Mental na Atenção Primária, graças a um incentivo do governo do Estado. Por meio da Portaria SES nº 493/2025, o município foi autorizado a receber um repasse extraordinário de R$ 20 mil mensais, com antecipação de R$ 160 mil, correspondentes aos primeiros oito meses de execução do programa.

Com os recursos, o município contará com uma nova equipe multiprofissional formada por dois psicólogos e um assistente social, todos com formação superior. A novidade permitirá a formação de grupos de atendimento também em localidades do interior e em horários alternativos, como após o expediente comercial.

De acordo com o secretário Celso Kaplan, o Lelo, a iniciativa representa um importante avanço para o município. “Será possível oferecer um atendimento mais humanizado e acessível à população, inclusive com a descentralização das ações”, destaca.

Nesta quinta-feira (10), representantes da Prefeitura participaram de reunião com o Governo do Estado e com a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde para alinhar o início das atividades, que já estão previstas para começar na próxima segunda-feira (14). Na data, os novos profissionais se reunirão com as equipes atuais para o planejamento conjunto das ações.

Kaplan reforça que, posteriormente, será necessário enviar ao Estado um relatório demonstrando os resultados alcançados com a ampliação do serviço.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email