Na noite desta segunda-feira, dia 25 de novembro, foram reunidas, em audiência pública, famílias de localidades interioranas de Cruzeiro do Sul, como Maravalha, Lotes, São Miguel e circunvizinhança, atingidas pela enchente catastrófica de maio, para colocar a ideia e discutir a respeito da formatação de uma “agrovila”. O encontro foi na localidade de Maravalha.
A secretária da Assistência Social e Habitação, Elisangela Becker, solicitou audiência pública com os agricultores, visando instalar os produtores rurais atingidos em local seguro, não distante de suas propriedades, para que possam seguir cultivando-as.
Em torno de 20 famílias participaram da discussão a respeito do interesse real de seguir com o projeto de uma área. Foi feita uma votação e todos concordaram. Conforme o grupo, agora se tem o primeiro passo que é o interesse da comunidade, com registro em ata, possibilitando os próximos passos para correr atrás de projeto e recursos para aquisição de alguma área. Área que inclusive pode ser uma indicação dos beneficiários.
Além das famílias mobilizadas, participaram do encontro representantes da prefeitura de Cruzeiro do Sul, Emater-RS/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Defesa Civil e Pastoral da Terra.