Monitores do transporte escolar participam de formação

O município colocou oito profissionais dentro dos ônibus com crianças menores de dez anos
Foto: Divulgação/Pixabay

Desde o dia 28 de março, os ônibus do transporte urbano de Cruzeiro do Sul que levam estudantes menores de dez anos de idade estão sendo acompanhados por monitores. Ao todo são oito colocados pela Prefeitura, após a insatisfação de alguns pais pelo fato de seus filhos estarem tendo que usar o mesmo ônibus urbano que a comunidade em geral.

Nesta terça-feira, dia 5 de abril, estes monitores participaram de um encontro de formação e demais combinados. O evento foi coordenado pela secretária Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece) Anelise Assmann, a Nega. O encontro ocorreu no auditório da Casa do Morro. Dentre os principais temas, foram repassadas as regras de segurança que devem ser observadas pelos profissionais.

Além disso, também ficou combinado que não será mais permitido que os estudantes façam o uso de brinquedos durante a viagem com o coletivo, assim como, se alimentem. “São itens importantes observados pelos monitores para diminuir o risco de acidentes. Qualquer palito de pirulito, por exemplo, ou parte de um brinquedo, em um veículo em movimento, se tornam perigosos”, salienta a secretária.

Na oportunidade os monitores também observaram que têm tido um pequeno número de passageiros da comunidade em geral nos coletivos. “São, em média, dois ou três pessoas por semana”, conta Anelise. Salvo a linha de São Rafael, que leva funcionários até a empresa Faros e o Distrito Industrial. “Inclusive, para esta a empresa disponibilizou um ônibus com maior capacidade de passageiros”, complementa Nega.

Algo que deixa a Secretaria e os monitores preocupados é o fato de algumas crianças pequenas, de quatro cinco anos de idade, estarem acessando e descendo do ônibus sem o acompanhamento de algum adulto responsável.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email