Lideranças se reúnem para discutir ações do Cáritas no enfrentamento às mudanças climáticas

Foto: Marcio Steiner

Na terça-feira, dia 18, lideranças e representantes da sociedade civil e governamental estiveram reunidos com integrantes do Cáritas Nas Emergências, na sede da Câmara Municipal de Vereadores. Entre os presentes, integrantes da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação, Emater-RS/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e associação de moradores.

A Cáritas Brasileira é uma entidade de assistência social ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estando organizada em uma rede de 198 entidades-membros. O Cáritas nas Emergências: Comunidades Mobilizadas no Enfrentamento às Mudanças Climáticas é uma resposta às severas inundações que impactaram o Rio Grande do Sul no ano de 2024. Construído de forma participativa, o projeto reúne esforços locais, regionais, nacionais e internacionais para apoiar famílias atingidas nas cidades de Canoas (meio urbano) e Cruzeiro do Sul (meio rural), garantindo assistência humanitária, apoio psicossocial e incidência política para uma reconstrução digna e segura dos territórios afetados.

As estratégias do Cáritas são: atender as necessidades básicas de famílias em situação de vulnerabilidade atingidas pelo desastre, apoiando a sua recuperação; acompanhar as famílias e as comunidades na conquista do seu bem-estar e autonomia, mobilizando-as para o engajamento na comunidade e em ações locais; e contribuir para a participação das pessoas e das comunidades na garantia e no acesso às políticas públicas, especialmente na proteção e na prevenção de riscos de desastres.

Conforme a coordenadora do Cras, Fabiana de Souza, a proposta do Cáritas é auxiliar em várias frentes, inclusive ajudando na elaboração de planos de contingência. Na próxima semana irá ocorrer o primeiro encontro de aproximação com a comunidade alvo, buscando ouvir as principais necessidades dessas pessoas.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email