A Emater/RS-Ascar, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, informam que iniciou a liberação de R$ 1 mil por família, por parte do Governo Federal, que servirá para amenizar os prejuízos causados pela estiagem que atingiu o estado no último ano.
Os agricultores a serem beneficiados são os que possuem enquadramento nos critérios estabelecidos pelo governo, ou seja, ter DAP ativa em 1º de fevereiro com até R$ 100 mil/ano.
O cronograma para pagamento dos valores se dá de acordo com a letra inicial do primeiro nome da pessoa, conforme lista abaixo:
16 de novembro – Letras A e B
17 de novembro – Letras C e D
18 de novembro – Letras E, F e G
21 de novembro – Letras H, I e J
22 de novembro – Letras K, L e M
23 de novembro – Letras N, O, P e Q
24 de novembro – Letras R, S, T e U
25 de novembro – Letras V, W, X, Y e Z
O beneficiário deverá se dirigir a qualquer agência do Banrisul, conforme o cronograma indicado pela letra do nome, e apresentar documento de identificação com foto e o número do CPF. Os beneficiários terão o prazo de até 80 dias para sacar o recurso. Transcorrido esse prazo sem a realização do saque, os valores remanescentes retornarão ao Estado.
O valor deverá destinar-se, preferencialmente, para a aquisição de alimentos e outros gêneros de primeira necessidade: sementes, insumos agrícolas e alimentação animal.
No site www.rs.gov.br é possível realizar a consulta do CPF do beneficiário para verificar se está habilitado para receber o valor.