Impactos da enchente pautam reunião do G8 nesta quarta-feira, em Marques de Souza

Nesta quarta-feira (24), os prefeitos que integram o CIPAE Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G8 estiveram reunidos pela primeira vez desde a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul no início do mês de maio. O encontro aconteceu durante a manhã, junto à Câmara de Vereadores de Marques de Souza.

A catástrofe natural foi o principal assunto discutido pelos representantes municipais, que apresentaram a situação e a realidade atual enfrentada em cada cidade do consórcio. O momento foi marcado pela comoção dos prefeitos, visto as dificuldades vivenciadas pelos mesmos.

Segundo eles, as adversidades enfrentadas pela população para acessar alguns benefícios disponibilizados pelo governo federal, especialmente o Auxílio Reconstrução, tem tornado a retomada ainda mais complexa. De acordo com os prefeitos, inúmeros recursos anunciados em visitas de representantes estaduais e federais ainda não foram destinados para a região.

Durante a reunião também foi divulgado a quantia recebida junto ao PIX disponibilizado pelo G8 para auxiliar na reconstrução dos municípios. Com a campanha foram arrecadados R$ 7,7 mil. A destinação do valor ainda será discutida de forma conjunta pelo grupo. Por fim, diante da urgência para a utilização da escavadeira hidráulica nos municípios mais afetados, os representantes também reorganizaram o roteiro do maquinário.

Os prefeitos voltam a se reunir novamente no dia 5 de setembro. Desta vez, o encontro será realizado em Santa Clara do Sul. O G8 é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério, que atuam de forma conjunta pensando na economia de recursos e qualidade de vida da população.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email