Iluminação pública: 820 lâmpadas irão melhorar a qualidade e diminuir custos

Foto: Marcio Steiner

Recentemente a Administração Municipal de Cruzeiro do Sul participou de uma reunião virtual com a concessionária de energia RGE, afiliada a CPFL Energia, e com a VA Engenharia. O encontro serviu para detalhar o projeto integrante do Programa de Eficiência Energética executado pela CPFL, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O projeto com o qual Cruzeiro do Sul foi contemplado garante a troca das lâmpadas de sódios por equipamentos de LED, num investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, assim como, a implantação de miniestações de energia solar – placas solares – e substituição das lâmpadas convencionais por sistema em LED nas três Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para isto serão investidos cerca de R$ 300 mil.

Conforme o secretário de Planejamento, Leandro Johner, pasta que encaminhou o pedido em 2021, o projeto irá melhorar significativamente a qualidade de iluminação nas vias urbanas contempladas, assim como, a redução dos custos. O LED entrega a mesma quantidade de luz, ou até mais, consumindo até 75% menos energia que as lâmpadas de vapor metálico e de sódio. “Nesta primeira etapa não será possível contemplar toda a iluminação pública do município. Apenas as principais vias do perímetro urbano e os Postos de Saúde”, frisa Johner.

Nesta quinta-feira, dia 10 de março, o secretário acompanhou a entrega das 820 lâmpadas, sendo 600 unidades de 40 watts, 296 de 96 watts e 24 unidades de 115 watts. O material foi acomodado no parque de máquinas e será instalado a partir do mês de abril.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email