História do futebol amador municipal: Xande faz levantamento de equipes cruzeireses

Foto: Marcio Steiner | Paulo Alexandre Mallmann, o Xande, exibe versão impressa

Apaixonado pelo futebol amador, o hoje funcionário público Paulo Alexandre Mallmann, o Xande, também muito conhecido nas praças esportivas do Vale do Taquari, está em fase de conclusão de um levantamento iniciado em fevereiro de 2021.

O cruzeirense relata que sempre teve vontade de confeccionar um livro com fotos e dados de todos os clubes que já fizeram ou ainda fazem parte da história do município de Cruzeiro do Sul. Além de ter vasto material em um arquivo pessoal, que guarda ao longo de toda sua jornada como goleiro de diversas equipes da região, ele iniciou diálogo com pessoas da comunidade, dando o pontapé inicial num garimpo por histórias e fotografias consideradas verdadeiras relíquias.

Xande conta que várias equipes duraram pouco tempo, como por exemplo, o Milan Athletic Club, do Centro da Cidade, criado em 1979 e extinto em 1981. O mais antigo que conseguiu angariar e que tem informações é o Ipiranga de Desterro, criado em 1950 e extinto em 1964 e que realizava suas partidas na propriedade da família de Deoclécio Gomes Junqueira. “Várias equipes eram criadas ou usavam propriedades de famílias para sediar os seus jogos”, conta Mallmann. Já o clube mais antigo e ainda em atividade é o Cruzeiro Foot Ball Club, do Centro, criado em 1953.

O futebolista conseguiu, até ao momento, angariar material relativo a cerca de 40 times. Como um livro físico demanda um investimento considerado inviável para o momento, Xande conseguiu montar o seu material de forma on-line, numa parceria com a página virtual https://timesdors.blogspot.com/. “Tudo já pode ser conferido por lá”.

Mallmann assinala que, caso alguém que não tenha sido procurado e tenha conhecimento de alguma equipe que não está na sua lista, pode procurá-lo. Na sequência do seu levantamento, que é feito fora do horário de expediente, ele também pretende angariar fotos de nomes de times de futebol de salão.

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email