Na tarde da quinta-feira, dia 14 de novembro, reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Cruzeiro do Sul (Comdecruz), com o Comitê Gestor da Habitação Rural.
A reunião teve por objetivo apresentar o andamento do Programa das Casas de Pomerode, o qual já entregou materiais para 17 famílias. Destas, duas unidades foram recentemente concluídas. Também foi avaliado e apreciado pelo conselho, o pedido de novas famílias que têm interesse em participar do programa.
A Emater está trabalhando em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Habitação para agilizar as etapas do programa, para que todas as famílias interessadas possam ser beneficiadas e recebam os materiais o quanto antes.
A secretária da Assistência Social, Elisangela Becker solicitou a força do Conselho, do Comitê e da Emater, para a realização de uma audiência pública com os agricultores para verificar o real interesse de instituir uma agrovila, para solicitar ao município a aquisição de uma área de terras para estarem em um local seguro. “Essa é uma forma de criar uma possibilidade de apoio e fomentar projetos para que os produtores possam voltar a produzir e ter seu próprio sustento”. Na oportunidade, ela também falou sobre as demais moradias e programas habitacionais no município.
A audiência pública será realizada no dia 25 de novembro na comunidade da Maravalha, com horário a ser definido. Todas as famílias estão convidadas a participar.
Na oportunidade também foi apresentada pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente a Resolução Feaper número 14/2024, sobre o Programa Milho Troca-Troca que terá subsídio de 100% no milho Safrinha neste ano em razão das calamidades climáticas.
O técnico da Emater, Maurício Antonioli, apresentou o nome de uma família interessada em acessar o crédito fundiário no município, para avaliação e aprovação deste conselho, a qual tem enquadramento nos critérios do programa.