Na segunda-feira, dia 27 de fevereiro, estiveram reunidos no gabinete do Poder Executivo de Cruzeiro do Sul, representantes da comunidade indígena existente no município – cacique e a agente comunitária indígena; da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS); da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai); da Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento e equipe do ESF2, pois a aldeia fica em território atendido pela Estratégia de Saúde da Família 2.
Conforme a secretária Municipal da Saúde e Saneamento, Patrícia Haenssgen, a reunião teve como objetivo a formulação e aprovação conjunta do Plano de Aplicação 2024 do recurso destinado à Qualificação da Atenção à Saúde aos Povos Indígenas.
Este plano é válido por 12 meses, sendo renovado/reformulado no mês de março de cada ano. Ainda de acordo com a secretária, as ações detalhadas no plano visam a redução das vulnerabilidades sociais, fortalecimento do controle social, melhorias nas condições de saúde e saneamento da comunidade; melhorias nas instalações, dentre outras atividades.