Galeria garante mais segurança na travessia de animais

Parceria entre produtor e poder público garantiu a execução da obra
Foto: Marcio Steiner

Recentemente foi concluída a construção de uma galeria em uma das estradas na localidade de Linha 22 de Novembro, no interior de Cruzeiro do Sul, no ponto onde a via corta a propriedade rural da família Lenhardt.

Com um plantel de aproximadamente 70 vacas em lactação, os animais precisam cruzar a referida via pública diariamente para se dirigirem até a ordenha e demais instalações da propriedade e para a pastagem.

Tendo em visto o local onde ocorre a travessia ser uma descida, com pouca visibilidade, a família temia por algum acidente, colocando em risco os animais e, principalmente, os usuários da estrada. Além disso, para que a travessia ocorresse com maior segurança era necessário que algum responsável estivesse presente para a condução dos bovinos.

Diante disso, num acordo entre a família e a Prefeitura, foi construída uma galeria para que a passagem dos animais fosse subterrânea. Assim, conforme Márcio Lenhardt, foram adquiridas seis peças para a construção da galeria, num total de 9 metros de extensão. O investimento do produtor foi de aproximadamente R$ 27 mil.

Com as peças no local, a prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Secretaria de Estradas, realizou o serviço. Foi feita a escavação e o assentamento das galerias, além de melhorias no leito da estrada, com a colocação de material, facilitando o tráfego dos veículos, tendo em vista o local possuir uma subida. Com a obra concluída os animais ficam livres e podem atravessar a qualquer momento, sem riscos.

Para o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, José Paulo Mallmann, além da importância da obra em termos de segurança, trata-se de algo inédito no município. “Foi muito importante essa parceria com o produtor rural, preocupado com o bom andamento de suas atividades”.

A propriedade da família Lenhardt produz atualmente cerca de 1,5 mil litros de leite por dia. Lembrando que recentemente o plantel de animais foi aumentado.

Últimas Notícias:

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email