Durante esta semana, alunos do 4º ao 9º ano das escolas municipais de Cruzeiro do Sul participam da exposição itinerante “Olho d’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”. A mostra, que percorre 31 municípios gaúchos, oferece uma experiência sensorial imersiva com o objetivo de conscientizar de forma lúdica sobre a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.
A exposição é composta por instalações artísticas interativas, como “Água no Mundo”, “A Água ao Longo da História”, “Cachoeira dos Saberes”, “Minas Encantadas”, “Muiraquitã” e “O Ciclo da Vida”. Além disso, os visitantes podem utilizar óculos de realidade virtual para explorar o ciclo da água e sua importância para a vida.
“Nosso objetivo é mostrar a importância da água, dos olhos d’água, da preservação da mata em si para que os rios se mantenham e ajudem, por exemplo, a conter as enchentes”, explica a monitora Ana Júlia Vicari, do projeto Olhos d’Água.
Na sexta-feira, 18 de abril, a programação será aberta ao público a partir das 16h, no Parque Poliesportivo Municipal. Às 20h, ocorrerá a “Mostra Cine ao Ar Livre”, com exibição de filmes que abordam questões relacionadas à preservação ambiental e à sustentabilidade.
A secretária de Educação, Roselene Marmitt, destaca a importância do projeto: “A exposição proporciona uma vivência única para nossos alunos, despertando a consciência ambiental de forma criativa e envolvente.”
O projeto “Olho d’Água” é viabilizado por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Corsan e do Instituto Aegea, e realização da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
A entrada é gratuita, e a comunidade está convidada a participar das atividades e refletir sobre a importância da água e do meio ambiente.