Escolas atingidas pela enchente devem retornar com aulas na quinta-feira

Foto: Divulgação

O Município de Cruzeiro do Sul mais uma vez foi fortemente castigado com a enchente deste final de semana. Conforme o coordenador da Defesa Civil Adeildo Mello, 2.732 pessoas foram desalojadas. Destas, 257 pessoas de 88 famílias, incluindo 40 crianças, foram levadas para quatro abrigos do município.

“Desta vez o interior foi mais atingido do que a cidade, em função do extravasamento de diversos arroios. Durante a madrugada de sábado (18) estivemos percorrendo as localidades para auxiliar no resgate das famílias, por isso acabamos ficando incomunicáveis por um período” justificou Mello.

Cinco pessoas precisaram ser resgatadas de helicóptero no domingo (19) nas localidades de Lotes, Desterro e São Miguel. Essas mesmas localidades mais uma vez ficaram sem água, assim como todas as demais atingidas pela enchente, que têm abastecimento da Corsan. O município está providenciando o transporte, juntamente com o exército, que enviou dois caminhões com efetivos de Santa Cruz do Sul e Santa Maria.

Também em São Miguel um lote de frangos acabou morrendo afogado e precisará ser enterrado pela prefeitura. “Destinamos todas as nossas máquinas e caminhões para a limpeza e desobstrução das ruas e acessos ao interior. Lamentavelmente já havíamos reestruturado diversas áreas públicas, como o parque poliesportivo municipal, que mais uma vez foi afetado e precisará ser refeito quando possível. A prioridades agora é o auxílio às famílias”, salientou o prefeito João Dullius.

Quem quiser colaborar com água, alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza, pode entregar as doações no salão da comunidade católica. A princípio não precisará ser realizado novo cadastro. As assistentes sociais estão indo nos abrigos fazer o levantamento do que foi perdido pelas famílias.

Conforme a secretária municipal da Educação, Cultura e Esportes, Anelise Assmann, as escolas de ensino fundamental Jacob Sehn, Antonio Domingos Ciceri Filho e Passo de Estrela, além das Escolas de Educação Infantil Dona Maria Julieta e Vila Zwirtes foram tomadas pelas águas, sendo necessária a limpeza e higienização dos prédios. Ainda de acordo com a secretária, as aulas devem ser retomadas na quinta-feira (23), até porque quarta (22) é feriado municipal, quando se comemora os 60 anos de Cruzeiro do Sul.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email