Escola leva aprendizagem para além das quatro paredes da sala de aula

Fotos: Emei Novos Caminhos

No decorrer do ano letivo a turma do Pré A da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Novos Caminhos, localizada no Bairro São Rafael, deu início ao “Projeto Detetives do Pré A”.

Conforme a educadora, Tatiane Andressa de Oliveira, o projeto tem por objetivo estimular a curiosidade nata que as crianças possuem de buscarem constantemente por respostas para que desenvolvam competências e habilidades através de suas próprias concepções, mediando suas aprendizagens e impulsionando descobertas.

Sob a orientação da educadora Tatiane e supervisão da diretora Simone Beatriz Puhl, as crianças foram estimuladas a questionar seu universo de possibilidades. Dentro dessa premissa, a partir da contação de uma história, as crianças se mostraram curiosas quanto aos saberes sobre o pássaro João de Barro. Abordando esse assunto, conheceram a lenda, cantaram a canção “Catira do Pássaro”, confeccionaram dobraduras, saíram a campo para investigação e coleta de galho de árvore para pendurar seus pássaros dobradura.

Ainda de acordo com a educadora, nas suas inquietações e descobrimentos, as crianças observam o mundo com um olhar sensível. Através desse olhar, elas são capazes de arquitetar construções utilizando toda sua capacidade imaginativa.

Além disso, a escola vem desenvolvendo o projeto tema da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece), no qual são instruídos a semearem palavras do bem, discutindo o sentido da vida, construindo seus saberes baseados em valores e princípios, colecionando assim memórias. Uma das situações de aprendizagem foi a proposta de expressarem-se através das mãos, utilizando elementos da natureza como a argila, gravetos e folhas, reproduzindo assim o ninho do João de Barro.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email