Entregue o material para construção da primeira casa doada por Pomerode

Foto: Marcio Steiner

Na tarde desta quinta-feira (05) uma equipe formada por representantes da Defesa Civil Municipal, Emater/RS-Ascar, Conselho Agropecuário, Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação de Cruzeiro do Sul, Aliança Evangélica e empresa contratada, realizaram a entrega do material para a construção da primeira casa doada pelo poder público e privado do município de Pomerode-SC.

Lembrando que o município de Pomerode adotou Cruzeiro do Sul depois da enchente catastrófica de maio deste ano. Além de destinar profissionais e maquinário para ajudar na limpeza, os catarinenses se comprometeram em adquirir casas para auxiliar na reconstrução da cidade.

A mobilização de Pomerode garantiu o envio do material completo para a construção de casas de madeira, com 30 metros quadrados. Até esta semana foram entregues as peças que garantem a construção de 50 unidades habitacionais. Mas, segue chegando material para mais casas. O número pode chegar a 150.

Marineusa dos Santos (73) e José Chaves dos Santos (83)

O primeiro a receber o material para a construção da moradia foi o casal José Chaves dos Santos (83) e Marineusa dos Santos (73). O casal idoso residia na localidade de São Miguel e perdeu toda sua propriedade. Além da casa e o galpão, houve a perda da plantação na lavoura, animais, e outros bens diversos. Casados há 50 anos, tendo feito a vida na mesma propriedade, os idosos se refugiaram na casa da filha e do genro, na localidade de Bom Fim. “Ainda tivemos que sair da casa deles, pois também entrou água”, conta Marineusa, ainda desolada com tudo o que aconteceu.

As casas que estão vindo de Pomerode serão todas voltadas às famílias atingidas pela enchente e que moram na área rural. Os requisitos para a contemplação foram definidos pelos órgãos competentes. O casal Santos irá colocar o imóvel na parte alta da propriedade de sua filha. “Que baita ajuda que isso significa. Não teríamos condições para fazer por conta própria”, afirma a idosa.

A construção fica a cargo da família. Contudo, uma equipe da Aliança Evangélica, que está com um grande número de voluntários em Cruzeiro desde os primeiros dias após a catástrofe, vai auxiliar na construção. A intenção é concluir uma unidade a cada dez ou 15 dias. A entrega do material para a construção para os demais contemplados também ocorrerá gradativamente nos próximos dias.

Estado

Esta semana o governador Eduardo Leite também esteve em Cruzeiro do Sul entregando 28 unidades habitacionais provisórias para famílias que ainda estavam em abrigos. O mandatário do Estado prometeu o encaminhamento de mais 50 unidades, com o objetivo de zerar o número de pessoas nos abrigos.

Foto: Rádio Independente

Além disso, também se trabalha no preparo de terrenos para a implantação de casas permanentes através de outros programas. Em Cruzeiro do Sul foram cerca de mil moradias completamente destruídas durante a enchente de maio.

 

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email