Educandário evidencia o tradicionalismo durante o ano todo

Projeto é desenvolvido pela Escola Antônio Domingos Cíceri Filho
Fotos: Emef Antônio Domingos Cíceri Filho

Com a ideia de trabalhar mais a fundo o tradicionalismo gaúcho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antônio Domingos Cíceri Filho, do Bairro Vila Zwirtes, em Cruzeiro do Sul, está, desde o mês de maio, com um projeto que aborda mensalmente algum tema relacionado a história do Rio Grande do Sul.

Conforme a diretora do educandário, Cíntia Müller, a ideia surgiu durante uma reunião familiar, sendo posteriormente colocada na pauta da última reunião pedagógica da Escola, em 2019. “Na ocasião decidimos colocar o projeto em prática em 2020, contudo, devido a pandemia, a proposta ficou estagnada”. Diante disso, com a volta das atividades presenciais, o trabalho foi colocado em prática neste ano de 2022, intitulado “Dia 20: Sou mais gaúcho”. “Para facilitar, decidimos que seria abordado um tema a respeito do tradicionalismo no dia 20 de cada mês, fazendo alusão ao 20 de setembro, feriado Farroupilha”, pontua Cíntia. Quando o dia 20 cai no final de semana, ocorre a antecipação para a sexta-feira. Na semana que antecede também é providenciado um espaço na escola com motivos tradicionalistas, o “canto gaúcho”.

A diretora reforça que o trabalho do tema apenas durante o mês de setembro, ocorre de forma mais sucinta, com tempo bastante limitado para tratar de forma mais confortável os conteúdos desejados. Na escola, os assuntos são tratados de acordo com o nível de escolaridade. “Assim, conseguimos envolver e despertar os alunos com a nossa cultura mensalmente. São diversos pontos abordados: poesia; música; dança; o significado da bandeira; o hino; a culinária; as lendas; a vestimenta; o chimarrão; e outros.”, explica.

Entre os pontos altos do projeto foi a conquista, através de doação, de uma série de roupas que fazem parte da indumentária gaúcha. São diversos vestidos de prenda e conjuntos de bombachas, camisas e coletes, que foram doados pelo Grupo de Invernada Chama no Pé, de Cruzeiro do Sul. “Assim, as crianças levam para casa, vestem para vir até a escola e posteriormente devolvem para o nosso acervo”, destaca a diretora.

Além disso, recentemente o educandário recebeu em forma de doação, da vereadora Daiani Maria, 28 lenços gaúchos. Depois disso, no último dia 19 de agosto, a escola recebeu o tradicionalista Claiton Miranda, que explanou para os estudantes o significado do lenço e ensinou os alunos a amarrar o tecido no pescoço, com as diferentes possibilidades de nós. Seguindo com a presença de palestras a respeito do tradicionalismo, na próxima semana o educandário contará com a presença da integrante do grupo Chama no Pé e professora, Ana Lúcia Reckziegel.

O projeto que alcança 61 alunos de cinco a 12 anos de idade, do pré ao 5º ano, será também apresentado durante o desfile cívico, de 7 de setembro. “Estaremos tratando sobre o tradicionalismo na escola até o final do ano letivo, em novembro, e certamente o projeto terá seguimento em 2023, com algumas reformulações necessárias. Temos a intenção de sugerir o mesmo para os demais educandários da rede municipal”, diz Cíntia.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email