Na manhã de terça-feira (26), o prefeito de Cruzeiro do Sul, César Leandro Marmitt (Dingola), participou da reunião da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa para reforçar a necessidade da construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari, ligando os municípios de Cruzeiro do Sul e Estrela.
A obra está cadastrada no âmbito do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa), sob número 2025/1165, no Portal de Convênios e Parcerias do RS, e tem custo estimado em R$ 300 milhões, a ser financiado pelo Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
Diversas empresas da região também se mobilizaram em apoio ao projeto, que é considerado estratégico e emergencial, principalmente após as severas enchentes de maio de 2024, quando a infraestrutura do Vale do Taquari foi duramente atingida, colapsando pontes como a de Lajeado–Estrela (BR-386) e comprometendo a mobilidade regional.
“Esta ponte é um corredor de desenvolvimento que integrará nossa região e dará segurança para enfrentar os desafios que eventos climáticos têm nos imposto. Não se trata apenas de uma obra, mas de um investimento que garantirá competitividade, integração e qualidade de vida para milhares de pessoas”, destacou Dingola.
A nova ponte é vista como peça-chave para a integração econômica entre a Serra Gaúcha, o Vale do Taquari e o Vale do Rio Pardo, conectando polos produtivos como Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Passo Fundo. Entre os benefícios, destacam-se:
– Redução de custos de transporte e aumento da competitividade econômica;
– Fortalecimento do agronegócio e da agroindústria, setores em que o Vale do Taquari responde por 18% da produção de suínos do RS, 23% de aves e mais de 8% do leite estadual;
– Integração de polos industriais e de serviços, somando um PIB conjunto superior a R$ 40 bilhões, 7ª posição entre as regiões funcionais do Estado;
– Maior resiliência da malha viária diante de bloqueios e eventos climáticos extremos;
– Incentivo ao turismo regional, com valorização de áreas urbanas e rurais;
– Localização estratégica, com baixo impacto ambiental.
O presidente da Comissão de Assuntos Municipais, deputado Joel Wilhelm (PP), garantiu encaminhamento da pauta ao governo estadual e articulação junto à Bancada Federal Gaúcha. Também se manifestaram a favor os deputados: Paparico Bacchi (PL); Halley Lino (PT), Airton Lima (Pode) e Elton Weber (PSB).
No mesmo encontro, foi discutida ainda a situação das famílias que perderam suas residências nas enchentes de 2024. Conforme o deputado Halley Lino, o governo federal autorizou, por meio do Programa Compra Assistida, a aquisição de 500 moradias, e outras 45 unidades estão em construção.