Dia D da campanha de multivacinação aplicou 297 vacinas em Cruzeiro do Sul

Foto: AI/Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde de Cruzeiro do Sul realizou no sábado (20), o dia D da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e multivacinação, para atualização de caderneta de vacinação da criança e do adolescente.

Durante todo o dia, o posto do ESF esteve atendendo e oportunizando brinquedos infláveis para as crianças. No total foram aplicadas 297 vacinas, sendo 123 contra a pólio e o restante de multivacinação. O público alvo da campanha, que se estende até 9 de setembro, são as crianças e adolescentes de um até 15 anos incompletos.

Crianças de um a cinco anos incompletos farão a vacina da pólio mediante avaliação da carteira de vacinação por isso é imprescindível a apresentação do registro. Também serão avaliadas as carteirinhas de vacinação para atualizar quando do atraso ou falta de alguma dose.


Vacinas específicas com horários diferenciados


A Secretaria Municipal da Saúde Sul informa que as crianças com três anos completos já podem ser vacinadas contra o coronavírus. Não precisam agendar mas devem observar os dias e locais de aplicação já que a vacina utilizada é a coronavac. As vacinas específicas que possuem curta duração após reconstituição e frascos multidoses terão dias específicos para aplicação:

UBS Centro das 8h às 12h e das 13h às 16h

SEG tarde TER manhã QUA tarde QUI manha SEX tarde
Coronavac Tríplice viral   febre-amarela coronavac

ESF das 7h às 11h30 e das 13h30 às 15h30

SEG TER QUA QUI SEX
  coronavac Febre -amarela Tríplice víral  

A vacina BCG será aplicada uma vez ao mês, na segunda-feira, pois está passando por um momento de racionamento de uso no país inteiro. A próxima aplicação será em 5 de setembro, na parte da tarde, no posto do centro.

Os pais e responsáveis devem manter os esquemas vacinais de seus filhos atualizados. A manutenção de altas coberturas vacinais protege a pessoa individualmente e proporciona uma proteção extra para a coletividade.

Últimas Notícias:

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email