Nesta segunda-feira, dia 17 de junho, a Defesa Civil de Cruzeiro do Sul foi informada pela Defesa Civil Estadual a respeito de novos prognósticos sobre a elevação das águas do Rio Taquari e seus afluentes.
Em meio a mais uma enchente em 2024, a coordenadora municipal Débora Hickmann, recebeu o alerta sobre novos volumes de chuvas que estão sendo apontados para as regiões consideradas cabeceiras e fundamentais para o comportamento do nível do rio.
Foi informado pelo estado que: a previsão indica alto volume de chuvas nas cabeceiras da bacia do Taquari o que poderá provocar elevação da cota em nível 28 metros (Lajeado e Estrela) diante do cenário que se desenha até sexta-feira (21). Episódio semelhante ao mês de novembro do ano passado.
Diante disso, a Débora pede que a comunidade fique atenta e faça contato caso verifique a necessidade de sair de casa. O telefone é o 51 98184-7952. Até a tarde desta segunda-feira, dia 17, a Defesa Civil e a Prefeitura Municipal haviam retirado 27 famílias de suas residências e as realocado para pavilhões ou casas de familiares.
Às 17h45 desta segunda o nível do Taquari no Porto de Estrela, conforme o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) era de 23,92 tendo subido 12 centímetros em relação a hora anterior.