A Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, coordenada por Rodrigo Borges, iniciou nesta terça-feira, 21 de outubro, o calendário de apresentações do Plano de Contingência Municipal às comunidades do interior. O primeiro encontro ocorreu na Escola Itaipava Ramos, em São Miguel, reunindo moradores das localidades de São Miguel, Lotes, Santarém e Desterro.
Além da equipe da Defesa Civil, estiveram presentes o vice-prefeito Carlos Spiekermann, os secretários João Paulo dos Santos (Obras) e Márcio Noll (Estradas), o chefe de gabinete Júnior Gerhardt e a servidora Bruna Sulzbach, do setor de Habitação.
A programação segue nesta quarta-feira (22), com reunião na localidade de Maravalha, voltada aos moradores da comunidade. Já na quinta-feira (23), às 9h, haverá encontro na Casa do Morro, com a presença de órgãos de segurança e entidades parceiras, como Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, Comando Rodoviário Estadual, Associação Gaúcha de Resgate, Salvamento e Combate a Incêndio Voluntário (Asgreci), Associação Comercial e Industrial de Cruzeiro do Sul (Acics), Rotary Club, Aliança Evangélica e Defesa Civil Regional.
No dia 29 de outubro, às 18h, também na Casa do Morro, a apresentação será destinada aos vereadores do município. Na sequência, ainda ocorrerão encontros com os moradores dos bairros Centro, Glucostark, Bom Fim, Célia e Zwirtes, em datas que serão posteriormente divulgadas.
Encerrando o cronograma, a Defesa Civil realizará uma audiência pública, no salão da comunidade católica do centro, para a apresentação final do Plano Municipal de Contingência, prevista ainda para 2025.
Durante as reuniões nas comunidades mais afetadas por inundações severas, a Defesa Civil está disponibilizando kits de emergência, com um apito, uma lanterna portátil e um mapa de localização das áreas de risco, além de um cartão plastificado com contatos de emergência, confeccionado pela Cáritas.
De acordo com o coordenador Rodrigo Borges, a iniciativa busca fortalecer a prevenção e a preparação das comunidades diante de possíveis eventos climáticos extremos, promovendo maior segurança e agilidade nas ações de resposta.