Cruzeiro do Sul volta a contabilizar 695 pessoas a mais no Censo do IBGE

Rua da Divisa volta a ser base, evitando um próximo erro no recenseamento
Foto: Google

O IBGE publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (31), a relação das populações dos municípios do país, segundo o Censo 2022, com atualizações dos seus limites territoriais. Cruzeiro do Sul ficou com 695 pessoas à mais, passando de 11.600 (Censo 2022) para 12.295 habitantes (2023), voltando a contabilizar para Cruzeiro os moradores da Rua da Divisa, que constavam na contagem de Lajeado.

De acordo com o assessor jurídico da Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, Samuel Beuren, concomitante com o recenseamento, no ano passado, foi encaminhada uma contestação pelo município, pois o IBGE havia traçado uma linha imaginária como limite entre Cruzeiro do Sul e Lajeado, não respeitando a Rua da Divisa, como historicamente foi. Com o novo traçado, boa parte do Bairro Passo de Estrela, entre eles duas escolas e uma unidade de saúde, ficaram no território de Lajeado.

O município procurou a Administração de Lajeado, que concordou com o equívoco e auxiliou com documentações para reverter a situação. Diante de toda a documentação apresentada na contestação, Cruzeiro do Sul conseguiu provar o equívoco na interpretação do mapa. O IBGE também informou ter feito o ajuste em seu traçado, tendo como base a Rua da Divisa, evitando um próximo erro no recenseamento.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email